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3º encontro do projeto Biblioteca ao Entardecer - "Letras e Histórias – O Aprendizado através de Cartilhas e Literatura Infantil"

  • Sociedade Polônia
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura

O 3º encontro do projeto Biblioteca ao Entardecer, realizado sob o tema "Letras e Histórias – O Aprendizado através de Cartilhas e Literatura Infantil", trazendo aos participantes a importância do papel da literatura na educação e na preservação da memória cultural.

A professora e historiadora Aidê Campello Dill, associada da Sociedade Polônia, foi a principal convidada do evento. Ela compartilhou sua trajetória literária e acadêmica, destacando suas obras publicadas que abordam temas como a infância, a educação e polonidade.

Destacamos alguns de seus livros:

  • ·         A Criança e o Positivismo (2005): Uma análise sobre a infância durante a Primeira República no Brasil, com foco no Rio Grande do Sul.

  • Os Livros Não Se Despedem... Aguardam um Novo Leitor (2022): Uma reflexão sobre o poder dos livros em manterem-se vivos na memória dos leitores, aguardando novos olhares e interpretações.

  • Desafio Polonês: (2003): Uma obra que explora aspectos da cultura e história polonesa, com ênfase na imigração e na formação da comunidade polonesa no Brasil.

  • Aprendendo com o Polaquinho: Livro de atividades educativas para aprendizado da língua polonesa.

Durante sua fala, Aidê enfatizou a importância das cartilhas e da literatura infantil como ferramentas essenciais no processo de alfabetização e no desenvolvimento do gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida, salientou que o livro “Aprendendo com o polaquinho” foi amplamente distribuído nas escolas do interior do RS para ser trabalhado com as crianças.

O encontro também contou com a fala de Cláudia Severo, doutoranda em educação (PPGEdu - UFRGS) e membro do Grupo Sépia desde sua criação, que compartilhou os achados que fez em nosso acervo durante sua pesquisa de mestrado, que investigou os impressos de educação em língua polonesa publicados no Brasil. 

Cláudia relata que a primeira escola étnica polonesa no Brasil documentada é de 1876, em Orléans, no Paraná, e a primeira cartilha bilíngue (pol-port) foi publicada em 1893, organizada por Jerônimo Durski e impressa em Poznan. Com a imigração, muitos livros didáticos vieram nas malas dos imigrantes, estes auxiliaram no processo de manter vivo o ensino da língua polonesa para as crianças da época e das gerações futuras.

Apresentou exemplares encontrados no acervo da Sociedade Polônia, incluindo a cartilha em polonês para crianças "Elementarz", de M. Falski  que foi impressa na Polônia em 1958, e o livro "Elementarz", de Konstanty Lech impresso no Brasil em Curitiba no ano de 1920. Apenas alguns dos títulos de educação identificados no acervo, a título de elucidação. Cláudia destacou a relevância desses materiais na preservação e aprendizado da língua polonesa entre os imigrantes e seus descendentes no Brasil.

No final do evento a Prof.ª Aide fez a doação de algum de seus livros aos presentes e realizou uma sessão de autógrafos.












 
 
 

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