Nota de falecimento
- há 11 horas
- 2 min de leitura

É com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do associado Prof° Fernando Cláudio Zawislak.
Nascido no município de Santa Rosa⁄RS em 1935 em uma família polonesa, no ano de 1952 sua família se muda para Porto Alegre, e em 1958 Zawislak inicia sua graduação na Faculdade de Filosofia da UFRGS onde permaneceu até o doutorado em física; cursou pós-doutorado em física do estado sólido no Instituto de Tecnologia da Califórnia e, de volta à Porto Alegre, dedicou-se a esta área até 1979, quando então passou a trabalhar no campo de implantação iônica.
Em 1962 se casa com Beatriz M. Mikusinski Zawislak com quem teve um filho, Paulo. Durante o namoro, no livro comemorativo aos 70 anos do Prof., Beatriz o chama de “pé de valsa” lembrando de um baile de São João na Sociedade Polônia em 1959. Zawislak foi o presidente da primeira diretoria da Ala Moça da Sociedade Polônia em 1956.
Zawislak foi professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
No campo de implantação iônica, fundou em 1981 o Laboratório de Implantação Iônica da UFRGS, que se expandiu e hoje é composto por um grupo de mais de quarenta pesquisadores, técnicos e alunos. Na década de 90, contribuiu ativamente para a implementação do Centro de Microscopia Eletrônica e para a criação do Curso de Pós-graduação em Ciência dos Materiais da UFRGS. Por sua notoriedade, foi editor da Revista de Física Aplicada e Instrumentação e presidente da Sociedade Brasileira de Física. Zawislak aposentou-se em 2005 e em 2008 recebeu o título de professor emérito da UFRGS.
A Diretoria da Sociedade Polônia lamenta profundamente a perda do associado e amigo e presta suas homenagens ao homem que foi Prof. Fernando Claudio Zawislak e deseja que Deus possa confortar os corações de familiares e amigos.
Os rituais fúnebres ocorrem nesta terça-feira, dia 10, com o velório a partir das 9h da manhã, na sala 3 do Crematório Cortel Metropolitano, na Av. Oscar Pereira, 584, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida começa às 14h.












































Comentários