Grupo Polônia emociona nos 33 anos de Mariana Pimentel e celebra legado da colonização polonesa
- Juliane Soska
- 27 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.
Na tarde do último domingo (25/5), Mariana Pimentel, na Costa Doce gaúcha, viveu um momento especial ao celebrar seus 33 anos de emancipação político-administrativa com uma homenagem à herança polonesa que ajudou a moldar a identidade da cidade. O Ginásio Municipal ficou lotado para prestigiar a apresentação do Grupo Folclórico Polônia, ligado à Sociedade Polônia de Porto Alegre, que viajou com seus elencos infantojuvenil e adulto. O evento também marcou os 136 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses à região.
A participação do grupo foi muito mais do que uma exibição artística. Foi um reencontro com as raízes. Alguns dos integrantes do grupo são descendentes diretos dos colonizadores que, no final do século XIX, chegaram a Mariana Pimentel. A cada dança e canção, o público pôde sentir a emoção de ver revivida a história de tantas famílias que ajudaram a construir o município.
A apresentação também integrou as comemorações pelos 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul, celebrados em 2025. Ao longo do ano, estão sendo promovidas uma série de iniciativas que reconhecem a contribuição dos poloneses à formação cultural, social e econômica do Estado.
Ao final do espetáculo, o secretário de Cultura e Turismo de Mariana Pimentel, Silésio de M. Moreira, expressou sua gratidão em palavras que resumem o sentimento de todos os presentes. “Quero agradecer e parabenizar pela belíssima apresentação do grupo. Não só como artistas, mas como pessoas também. Reforce meu abraço a cada integrante desse grupo maravilhoso. Que nossas relações de amizade se estreitem cada vez mais”, disse ele.
Comments